Opción política del cristiano
Bookreader Item Preview
Share or Embed This Item
- Publication date
- 1973
- Topics
- Nacionalismo Católico, Doutrina Social da Igreja, Tomismo, Tradição Ibérica, Administração Pública, Direito Natural
- Collection
- booksbylanguage_spanish; booksbylanguage
- Item Size
- 88.7M
Esta é a obra magna do Prof. Jordán Bruno Genta, concluída em 1973. Dela há uma excelente tradução, lançada pelo Centro Dom Bosco sob o título 'Manifesto Católico', com prefácio do Cel. Jairo Diniz Guerra. Do seu conteúdo há um resumo na palestra a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=fta94cYZL2A
Genta publicou o livro acima pouco antes de ser morto pelo ERP, metralhado ao sair de casa, na presença de sua esposa e filhos. Morreu como viveu, empenhado numa cruzada contra o socialismo ateu e o liberalismo apátrida que corroíam a Argentina naquilo que ela tinha de mais valioso – a Fé Católica e a independência nacional. Tal qual um clarim, seus escritos e palestras mobilizaram inúmeros conterrâneos para o bom combate. E quando digo bom combate, refiro-me à batalha pelo Estado Católico, única agenda conducente a uma autêntica contrarrevolução. Não me refiro, portanto, à conduta dos indivíduos que se escoram na desculpa do 'mal menor' para vender o País...
Genta era contrarrevolucionário no sentido rigoroso da palavra. Batia-se pelo Reinado Social de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ora, se Cristo é Rei, todo poder emana de Deus. Daí a impropriedade da noção de 'soberania popular', que Dele arrebata o cetro para entregá-lo à massa ignara. Com tal inversão da ordem natural nenhum católico pode compactuar (pp. 77-78, 97 e 101).
Em vista do que precede, Genta estabelece uma distinção importantíssima entre soberania popular e soberania nacional (pp. 63 e 111). A primeira é parte do problema, enquanto a segunda constitui ingrediente da solução, porque a edificação d’uma pátria cristã requer níveis crescentes de autonomia para repelir as campanhas de guerra psicológica, as ações terroristas e pressões financeiras que a banca internacional costuma orquestrar contra qualquer país refratário à Revolução (pp. 82-85). Afinal, nunca será demais lembrar que a subversão marxista, embora se manifeste no interior das fronteiras nacionais, recebe apoio externo – apoio que não vem apenas dos aliados declarados, nem tão somente dos suspeitos habituais...
Isso nos leva ao eixo argumentativo do livro, centrado no confronto entre o Manifesto Católico e o Manifesto Comunista, que pretende impor à sociedade o primado rasteiro da matéria sobre o espírito. Aqui não temos uma competição, mas uma luta de morte, sem espaço sequer para a Convenção de Genebra (pp. 34, 54, 59-60, 69-70 e 108-109). À Santa Religião os vermelhos votam um ódio muito maior do que aquele dirigido à classe burguesa. A esta dão trégua quando oportuno, mas contra a primeira trabalham sem descanso. E agem assim por um bom motivo. É possível dobrar um homem apegado aos seus bens; o mesmo não se aplica a quem deseja salvar sua alma, ainda que renunciando à vida terrena. A disposição para o martírio faz do católico o inimigo mais temível que os comunistas podem encontrar na sua empreitada, cujo fim último é degradar o homem e reduzi-lo a eunuco do Partido (pp. 44, 53, 55-56, 61, 108 e 114).
Genta estava ciente dessas verdades e sabia transmiti-las aos seus compatriotas, sem deixar de precavê-los contra a falsa alternativa do liberalismo, que só serve para legalizar a usura, tirar a mulher de casa e sujeitar o país à tutela estrangeira (pp. 38-39, 47, 62-63, 66-68, 74, 81-87, 99 e 118). Desta realidade temos uma triste amostra nas nações da Iberoamérica, que só conquistarão sua independência econômica quando retornarem à sua vocação, da qual vêm se afastando há 200 anos. A construção do Estado Católico comporta, além da dimensão espiritual, uma dimensão geopolítica que não pode ser ignorada (pp. 36, 85-87).
Portanto, não surpreende que Genta tenha se tornado alvo do ERP, que ao matá-lo só fez confirmar que a pena é tão importante quanto a espada na Guerra Revolucionária. Daí a necessidade de espalhar seus ensinamentos, a fim de revestir os católicos do preparo intelectual e fibra moral que o dever deles exige.
Reputo da maior importância a questão do preparo, porque não adianta combater com ardor avançando na direção errada. Genta publicou seus livros nos anos 60/70, quando o Brasil e a Argentina derrotaram a face mais selvagem da Revolução, que se manifestava através do terrorismo. Entretanto, as duas nações caíram no equívoco de tomar por vitória estratégica o que era vitória tática. Se esta impôs ao inimigo um duro revés, garantindo à sociedade alguns anos tranqüilidade, a primeira só poderia ser obtida com um plano que buscasse a transição de regime rumo ao Estado Católico. Acontece que as classes dirigentes, aqui e lá, careciam dessa concepção política, atoladas que estavam no racionalismo burocrático, de modo que a destruição das guerrilhas não deteve, apenas retardou o avanço da Revolução. Esta é uma autocrítica que todos nós – civis e militares – precisamos fazer sem meias palavras, para não cometer os mesmos erros, especialmente agora, quando muitos se acomodam à sombra do 'mal menor' como se não houvesse amanhã...
Tendo isso em mente, decidi incluir o livro de Genta na lista de leituras recomendadas desta biblioteca. Vertê-lo para a língua portuguesa foi, possivelmente, a iniciativa mais feliz que uma editora católica poderia tomar nesses tempos de guerra cultural.
Mais uma vez, agradeço aos leitores pela atenção. E que Deus nos ajude a proteger este País que amamos!
- Addeddate
- 2021-10-31 05:31:31
- Identifier
- opcion-politica-del-cristiano-jordan-bruno-genta-1973
- Identifier-ark
- ark:/13960/t4dp6x26r
- Ocr
- tesseract 5.0.0-1-g862e
- Ocr_autonomous
- true
- Ocr_detected_lang
- es
- Ocr_detected_lang_conf
- 1.0000
- Ocr_detected_script
- Latin
- Ocr_detected_script_conf
- 1.0000
- Ocr_module_version
- 0.0.15
- Ocr_parameters
- -l spa+Latin
- Page_number_confidence
- 92.86
- Ppi
- 96
- Scanner
- Internet Archive HTML5 Uploader 1.6.4
- Year
- 1973
comment
Reviews
346 Views
9 Favorites
DOWNLOAD OPTIONS
Temporarily Unavailable
For users with print-disabilities
IN COLLECTIONS
Spanish : Books by LanguageUploaded by Guerra_Cultural on